O 11 combinado de Sporting e FC Porto

Só a vitória interessa. É com isto em mente que FC Porto e Sporting vão a jogo no Dragão. Em caso de empate, os dragões correm o risco de ficar ainda mais longe do Benfica, e o Sporting mantém-se atrás na luta pela Champions. Está, portanto, tudo reunido para assistirmos a um jogo aberto e com duas equipas à procura dos três pontos. Os leões têm perdido invariavelmente na Invicta nos últimos anos, mas já venceram esta época no Dragão para a Taça (e com uma exibição de grande personalidade). Veremos que peso terá a partida europeia na equipa verde e branca, sendo certo que o FC Porto pode aproveitar o maior desgaste do adversário. 

Apesar de o Sporting ter vantagem no confronto directo desta temporada, o FC Porto é mais forte individualmente, colocando 7 jogadores no melhor 11 para o VM. Ainda assim, a baliza é verde e branca, com Rui Patrício a levar a melhor sobre Fabiano. No sector defensivo, só Tobias Figueiredo (assumiu-se rapidamente e beneficia da rotatividade entre Marcano e Indi) se intromete entre os azuis e brancos, fazendo dupla com Maicon, que tem sido o patrão da defesa portista. Os dragões não sofrem golos há 4 jogos para a liga e Marcano tem justificado a titularidade, mas Tobias, até pelo que oferece com bola, tem estado também em grande nível e em jogos de grau de dificuldade mais elevado. Nas laterais, Danilo, em boa forma, não tem rival neste campeonato, bem como Alex Sandro do outro lado; Cédric e Jonathan (ou Jefferson) ainda têm de pedalar bastante para chegar ao patamar dos dois brasileiros.

À frente da defesa, William é indiscutível. O médio do Sporting é claramente o melhor em Portugal, apesar de o fraco início de época ainda ter levantado dúvidas sobre a sua qualidade. Mais à frente, Herrera tem ganho a regularidade que lhe faltava e leva a melhor sobre Adrien, que não tem sido muito influente esta temporada. No duelo de jovens craques, Óliver tem espalhado magia, assumiu a batuta do meio campo portista e prevalece sobre João Mário, que também tem feito uma época bastante interessante.

No ataque, não há grandes dúvidas. Nos flancos, Nani, que parece voltar à boa forma, e Brahimi, que tem sido um dos melhores do FC Porto, são dois dos melhores do campeonato e não perdem o lugar para Carrillo e Tello ou Quaresma. Como referência ofensiva, Jackson é um jogador de nível mundial e leva a melhor sobre qualquer um dos avançados leoninos.

Etiquetas: ,